Mas... o que significa o termo conceito?
Para alguns autores (Novak e Gowin, 1984), conceito é definido como uma regularidade nos acontecimentos ou nos objetos que se designa por um termo, por uma palavra.
Simples, não?!
Vejamos um exemplo.
"Cadeira" é o termo que nós usamos (em português) para designar um objeto que possui pernas, um assento e costas, e que serve para nos sentarmos.
Questões
1. A "cadeira" é o exemplo de uma regularidade num acontecimento ou num objeto?
2. Quais são as regularidades do termo "cadeira"? O tipo de madeira a partir da qual é feita é uma regularidade do conceito "cadeira"?
Outro exemplo.
"Vento" é o termo que usamos para o acontecimento que envolve ar em movimento.
Pensa agora na palavra "manual escolar".
Questões
3. É um objeto ou um acontecimento? Quais as regularidades do conceito "manual escolar"? A cor?
Tarefa A
Pensa, agora, em dois conceitos objeto e dois conceitos acontecimento e nas respetivas regularidades.
Regista no teu caderno.
Partilha os teus conceitos, ou seja, a regularidade dos termos que escolheste.
O que são Mapas de Conceitos?
Os mapas de conceitos têm como objetivo representar relações, com significado, entre conceitos na forma de afirmações (verdadeiras).
Na sua forma mais simples, um mapa de conceitos consta apenas de dois conceitos unidos por uma palavra de ligação de modo a representar uma afirmação.
Vejamos um exemplo. "A noite é escura" representa um mapa conceptual simples formado por uma afirmação válida referente aos conceitos "noite" e "escura".
Como são construídos os Mapas de Conceitos?
Os mapas de conceitos são representações a duas dimensões de um conjunto de conceitos.
Os conceitos são ordenados hierarquicamente com um conceito superordenado, no topo.
Os conceitos são ligados por linhas legendadas com palavras de ligação que formam afirmações que unem os conceitos.
Um mapa de conceitos pode ser construído, isto é, podem ser adicionados conceitos, respondendo a questões formuladas sobre o conceito superordenado.
Analisa o mapa de conceitos da figura 1.
![]() |
Figura 1 |
Questões
4. Qual o conceito superordenado do Mapa de Conceitos da figura 1?
5. Quais foram as questões formuladas sobre o conceito superordenado que permitiram adicionar conceitos ao mapa?